Gauchão 2024

Em jogo decisivo na Baixada, Brasil recebe o Juventude

Partida das 16h30min deste sábado (24) abre a penúltima rodada da primeira fase do Estadual

Foto: Volmer Perez - DP - Xavante, de Anderson Recife (foto), teve uma rara semana cheia para trabalhar, algo que não acontecia desde antes do início da competição

Garantia de permanência na elite estadual, confirmação de calendário nacional na próxima temporada, lugar entre os oito classificados à segunda fase do Gauchão 2024. Tudo isso está em jogo neste sábado (24), a partir das 16h30min, quando o Brasil recebe o Juventude, no Bento Freitas, pela décima e penúltima rodada da primeira fase da competição regional.

Com uma carga de 800 ingressos colocados à venda por R$ 15 para a arquibancada norte e a manutenção da possibilidade de cada sócio em dia levar três acompanhantes por R$ 20 cada, a ideia da direção rubro-negra é contar com a força da Baixada para somar três pontos. Se chegar a 14 na tabela, o duelo do próximo sábado em Erechim, diante do Ypiranga, serviria provavelmente “apenas” para determinar a posição do Xavante dentro do G-8.

Brasil x Juventude tem transmissão ao vivo da RBS TV para todo o Rio Grande do Sul. O Premiere veicula a partida para todo o território nacional. Via site, o Jornal acompanha o placar e os principais acontecimentos do jogo em tempo real a partir das 16h15min deste sábado. A repercussão do duelo estará no portal do DP logo após o apito final do árbitro Rafael Klein, integrante do quadro da Fifa.

Gauchão
10ª rodada

Sábado
16h30min
 | Brasil x Juventude
Caxias x Avenida
19h | Guarany x São Luiz

Domingo
18h
 | Internacional x Grêmio

Segunda-feira
20h
 | São José x Novo Hamburgo
Santa Cruz x Ypiranga


Sem pistas ao adversário

“Para mim, hoje, não é interessante dizer se ele vai jogar ou não. É interessante deixar a dúvida. Eu acho importante”. Nestas aspas de Fabiano Daitx, durante entrevista coletiva na sexta-feira, “ele” é Robinho. O atacante saiu machucado contra o Internacional e o clube não divulgou boletim médico sobre a lesão. O atleta foi desfalque diante do São José e, para encarar o time da Serra, permanece - externamente - como incógnita.

O treinador do Brasil prefere não dar pistas ao adversário. Na entrevista após o último treino antes da partida, usou a situação oposta como demonstração. “Por exemplo, o Juventude. Joga o Alan [Ruschel, lateral-esquerdo] ou não? ‘Não, já disseram que não joga’. Mas se ele pudesse jogar, eu ficaria aqui [pensando] se joga, se não joga. ‘Ah, joga o Jadson ou não joga?’ ‘Joga o Mandaca ou não joga?’ É melhor ter a certeza”, disse.

Questionado a respeito de Mário Henrique, o técnico rubro-negro tratou o lateral-esquerdo como mais uma alternativa à disposição. Anunciado no dia 16, o jogador ficou cerca de dez dias parado desde a saída do Cascavel (PR), onde estava. No Xavante, disputa posição diretamente com Jefinho e Matheus Marques. A única garantia sobre a lista de relacionados do Brasil é o retorno do zagueiro Bruno Reis após cumprir suspensão.

“Time que bota a bola no chão e joga”

O Alviverde chega a Pelotas sem tirar o olho do compromisso da próxima terça-feira, contra o Iguatu, no interior do Ceará, pela Copa do Brasil. Como já noticiou o DP, o técnico Roger Machado pode modificar a equipe titular em relação aos 11 iniciais escolhidos diante do Caxias, no clássico Ca-Ju do início da semana, que terminou empatado. O goleiro Renan e o lateral-esquerdo Alan Ruschel são desfalques certos.

Na coletiva prévia ao jogo, Fabiano Daitx elogiou o adversário. Primeiro, o treinador do Brasil afirmou considerar o Internacional o time de melhor futebol do Gauchão. “E depois, para mim, é o Juventude. Um time que bota a bola no chão, que joga. Tem um investimento muito forte, tem um trabalho sério. O Roger, além de uma baita pessoa, é um profissional dedicado. O time dele tem variação”.

Memória

Via redes sociais, o Xavante lembrou nesta sexta de um duelo marcante contra o Juventude. Em junho de 1997, o Brasil bateu o time da Serra por 1 a 0 no Bento Freitas, pela última rodada do segundo turno daquele Gauchão. Contou com resultado paralelo positivo e avançou às semifinais.

Em 2022, Rubro-Negro contou com gol de Thiago Santos (foto) no primeiro minuto de jogo para bater o Juventude pela rodada final da primeira fase e avançar às semifinais do Gauchão. Foto: Jô Folha - DP


Recentemente, aconteceu um caso semelhante. Em 2022, pela rodada derradeira da primeira fase, o Xavante superou o Papo também por 1 a 0. Também beneficiado por outros placares, o Rubro-Negro chegou entre os quatro melhores do Estadual, quando acabou eliminado em duelo contra o Ypiranga.

Prováveis escalações

Brasil: Gabriel Oliveira; Danilo, Zé Pedro, Bruno Reis e Jefinho (ou Mário Henrique); Maicky, Marcinho, Anderson Recife; Tinga (ou Rafael Holstein), JP Bardales e Robinho. Técnico: Fabiano Daitx.

Juventude: Lucas Wingert; João Lucas, Zé Marcos, Danilo Boza e Jefferson; Jadson (ou Mandaca), Caíque, Jean Carlos; Lucas Barbosa, Erick Farias (ou Mandaca) e Gilberto. Técnico: Roger Machado.

Horário: 16h30min deste sábado.

Transmissão: RBS TV e Premiere.

Tempo real: diariopopular.com.br.

Árbitro: Rafael Klein.

Local: Bento Freitas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rio-grandina Nicole Silveira quebra novo recorde no skeleton Anterior

Rio-grandina Nicole Silveira quebra novo recorde no skeleton

Futsal: com presença de ATF Pelotas, ABF e Riograndense, Série Ouro terá  21 times em 2024 Próximo

Futsal: com presença de ATF Pelotas, ABF e Riograndense, Série Ouro terá 21 times em 2024

Deixe seu comentário